sexta-feira, 6 de julho de 2012

Olá Pessoal da 8ª Série do turno Vespertino


Tema:  Mundo de transição: unipolar a bipolar ou multipolar?

Verifique aqui os seus dados:

1. FATORES QUE CONDUZIRAM A EUROPA ( E O MUNDO) AOS CONFLITOS MUNDIAIS DO INÍCIO DO SÉCULO XX.
R- Do século XVI ao século XIX, alguns países europeus reforçaram o seu papel de países dominadores (imperialistas), assumindo-se como principais potências nos domínios industrial, econômico, político e militar (Grã-Bretanha, França, Alemanha,...)

2. ACONTECIMENTOS MARCANTES QUE ANTECEDERAM AS GUERRAS MUNDIAIS.
R- Os EUA, ao longo do século XIX, vai afirmando-se como uma nova potência mundial revelando uma indústria e uma economia em franca ascensão por consequência do melhor aproveitamento de condições e fatores favoráveis, tais como:  a vastidão e a\ riqueza do seu território, um forte e dinâmico mercado interno, forte poder financeiro da indústria e uma constante inovação técnica e científica. 
A partir da revolução bolchevista de 1917, o império russo converte-0se num imenso Estado socialista plurinacionalista - a URSS. Nos anos 30, já era a segunda potência industrial ( a seguir os EUA) e tendo como objetivo e ambição tornar-se a maior potência militar do mundo. 

3. A DIVISÃO DO MUNDO EM 2 BLOCOS POLÍTICO-MILITARES, COMO CONSEQUENCIA DA II GUERRA MUNDIAL. 
R- No fim da segunda Guerra e após várias conferências entre o "Aliados" (EUA, GB e URSS), ressaltaram as pré-existentes divergências político-ideológicas e as intenções de domínio geoestratégico do mundo entre URSS e EUA. Daí resultou em uma Alemanha fragmentada em duas (RFA e RDA), a Europa dividida segundo uma <<cortina de ferro >> e o mundo efetivamente espartilhado em dois blocos antagônicos: o bloco ocidental, capitalista, liderado pelos EUA e o bloco do Leste, comunista, liderado pela URSS.

4. A RADICALIZAÇÃO IDEOLÓGICA DO PÓS-GUERRA E A << GUERRA FRIA >>.
R- O termo <<guerra fria>> foi criado para designar a tensão psicológica universal do Mundo, resultante do antagonismo político-ideológico e das hostilidades resultantes da corrida aos armamentos, constantes entre os dois blocos. 
A origem desse clima hostil está relacionado, por um lado, reconhecimento mútuo das grandes potências das áreas de influência definidas nas conferências de Ialta e Potsdam, por outro, motivado pela demonstração de força militar dos EUA acabando a guerra com a bomba atômica, engenho conseguido de imediato (em 1949) pela URSS.
A <<Crise de Berlim>>, o <<Plano Marshall>> e a Guerra da Coréia acabaram por ser episódios que vieram a agravar e extremar as relações entre os dois lados. 

5. O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-MILITARES: a NATO e o PACTO DE VARSÓVIA. 
R- A necessidade de consolidação das áreas de influência pelas superpotências e a fragilidade e receio dos países menos potentes conduziram à CRIAÇÃO de tratados de aliança militar defensiva em cada um dos blocos- a NATO ( no bloco Ocidental) e o PACTO DE VARSÓVIA ( no bloco Leste ). 

6. O APARECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU).
R- Dado o fracasso da Sociedade das nações, os Aliados ainda durante a guerra concluíram da necessidade de se proceder à constituição de uma organização supranacional baseada no princípio de uma igual soberania de todos os Estados pacíficos, a fim de assegurar a manutenção da paz e a segurança internacionais. 

6a) O PAPEL DA ONU e SEUS OBJETIVOS.
R- Pela forma como foi organizada, a ONU tornou-se um dos principais palcos da batalha das palavras entre as superpotências.
Os objetivos da ONU, basearam-se nos seguintes pontos:
- manter a paz e a segurança internacionais;
- desenvolver relações amigáveis entre as nações;
- cooperar na resolução de problemas internacionais;
- promover o respeito pelos direitos humanos. 

BOA SORTE PESSOAL! BOM ESTUDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário